Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

A vida da comunidade em breves notícias

50 anos ao serviço do acolhimento

No âmbito da Missão vivida na nossa paróquia, gostaria de destacar o grupo de voluntários, na sua maioria senhoras, da recepção e acolhimento que este ano celebra 50 anos de serviço na comunidade. 

Fundado a 1 de outubro de 1969, este grupo nasceu a pedido do então pároco, Pe. Álvaro Proença, com a coordenação de Helena Mendes, ainda hoje presente nessa missão, com sete elementos da comunidade.

Actualmente, este grupo de voluntários é constituído por 26 elementos, ao serviço na recepção da igreja paroquial e 15 na igreja de Nossa Senhora das Descobertas, no Centro Colombo. Destes, seis prestam serviço nas duas igrejas. 

Não posso deixar de referir que este serviço de acolhimento é essencial na comunidade porque, estas voluntárias são, em tantas situações, o primeiro rosto da Igreja para quem se aproxima. São o rosto de uma Igreja que acolhe, que ouve, que aconselha, que ajuda, encaminha… Porque, neste serviço prestado,  para além da resposta a várias informações e a marcação de intenções para as celebrações da Missa, são uma presença bela de primeira aproximação, e por vezes até, de escuta e de companhia em tantas situações de solidão que existem na Paróquia. As idades são diversas e vão desde os 40 aos 94 anos, com muita jovialidade e simpatia. 

Em nome da comunidade agradeço a disponibilidade e generosidade de todos aqueles que, ao longo destes anos têm realizado esta missão e lembro que a Missão é para todos. 

Pe. Nuno Rosário Fernandes