Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Evangelização

Igreja de Benfica

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Catequese

Catequese Paroquial

A catequese de infância existe na Paróquia de Benfica desde o dia 30 de Abril de 1916.  Sendo parte da missão evangelizadora da Igreja, a catequese é dirigida a crianças e adolescentes com idades entre os 6 e os 14 anos e tem como objetivo promover a sua relação com Deus, o ensino da mensagem revelada, o testemunho de vida em Jesus Cristo, no seio da comunidade paroquial.

“A finalidade da Catequese é fazer com que alguém se ponha não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo”(DGC80).

Encontros
Semanais (o dia e a hora varia consoante o grupo).
A missa da Catequese tem lugar ao  Sábado, às 15h00.

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Preparação Baptismo

O Centro de Preparação para o Baptismo nasceu em 1974 .

O Baptismo é o primeiro sacramento da vida cristã. Ele é sinal do amor e da salvação de Deus. Pelo sacramento do Baptismo tornamo-nos filhos de Deus pois nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. E como filhos passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo. O Baptismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos, faz-nos participar do seu mistério pascal: morremos com Ele, somos sepultados com Ele e com Ele ressuscitamos. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida, a Vida de Deus. E como novas criaturas recebemos o Espírito Santo, luz que nos ilumina, Graça que nos renova, força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

Encontros
Normalmente na última quinta-feira de cada mês

Nome do responsável do grupo:
Carlos Brito

Por ser um momento tão importante e marcante nas nossas vidas exige uma atenção especial:

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Pastoral Familiar

A equipa da Pastoral Familiar nasceu em 1990 e desde então conta com a participação e direção espiritual do Pároco. É formada por vários casais, alguns dos quais integram também as equipas de Preparação para o Matrimónio e de Preparação para o Batismo. Tem como principal objetivo promover a família, evangelizar e fomentar a vivência cristã da e na família, célula base da Igreja e da sociedade e, a partir de várias iniciativas, dinamizar a vida espiritual na vida familiar.

Nome do responsável e contacto do grupo
Micuxa e João Paulo Dias Pinheiro – familia@paroquia-benfica.pt

 

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Agrupamento Escuteiros

Agrupamento de Escuteiros – 57 Benfica

Em 1934 teve lugar na Quinta do Magistério Primário, em Benfica, o “V Acampamento Nacional”. Esta iniciativa contagiou a população local e os paroquianos a criarem uma unidade escutista na Paróquia, vontade esta que teve acolhimento muito positivo no prior de então, o Padre Francisco Xavier da Silva. Assim, a 27 de Janeiro de 1935 nasceu oficialmente o escutismo em Benfica, com a filiação do Grupo 107 e a Alcateia 62. Só mais tarde, quando foi criada uma numeração única a nível nacional passou a ser o “Agrupamento 57”, que ainda hoje se mantém. Actualmente conta com 168 elementos distribuídos pelas quatro secções: Alcateia 84, Expedição 21, Comunidade 17 e Clã 11.

Encontros
Todos os Sábados entre as 16h e as 18h00

Nome do responsável do grupo:
Chefe Deolinda Maia

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Grupo de Jovens

Radicati in Christo

O ‘Radicati in Christo’ teve o seu início a 2 de Outubro de 2011, tendo sido constituído após as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2011 em Madrid, nas quais participaram alguns jovens da paróquia. O tema das JMJ “Enraizados e Edificados em Cristo, Firmes na Fé” deu o nome ao grupo que tem como principais objetivos aprofundar a fé e crescer na alegria do encontro com Deus nos vários Sacramentos, em especial na Eucaristia e na Reconciliação; aprofundar a experiência do ser Igreja, possibilitando encontros com jovens da Vigararia / Diocese com Cristo e entre si; incutir nos jovens valores cristãos, para uma melhor construção do Ser individual e da sua vida em sociedade e conduzir ao compromisso da caridade, através de ações concretas de ajuda e amor ao próximo. Destina-se a jovens com mais de 15 anos de idade que já tenham terminado o seu percurso ao nível da catequese.

Encontros
Todas as sextas-feiras às 21h15

Nome do responsável do grupo:
Rute Milho (radicati.christo@gmail.com)

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Preparação Matrimónio

Matrimónio

Desde a década de 1960 que a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica ajuda casais a prepararem-se para o Sacramento do Matrimónio, uma ideia que partiu do então pároco Pe. Álvaro Proença.
Os temas escolhidos para a preparação desses casais são baseados no Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM), mas reduzidos a três encontros. No primeiro, o tema do namoro; o segundo é dedicado a temas concretos da vida em Matrimónio; o terceiro e último encontro é dedicado ao “Sacramento do Matrimónio”. Neste último encontro, para além dos casais que acompanham o curso, conta-se também com a participação de um sacerdote.
É objetivo primordial deste Curso que os noivos possam pensar e tomar consciência sobre o passo que vão dar, com a ajuda da partilha de experiências da equipa de casais que acompanha e entre os próprios noivos.

Encontros
Primeiras terças e quintas-feiras de cada mês, em meses previamente definidos.

Nome do responsável do grupo:
Pedro e Lidia Albuquerque
Coadjuvam: Paulo e a Rita Duarte

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Obra Sagrada Família

A Obra da Sagrada Família nasceu em 1960, chegando às famílias de Benfica através de um pequeno oratório de madeira que contém, até aos dias de hoje, as imagens de Maria, José e o menino. Pretende-se, assim, que as famílias se reúnam à volta do oratório, em oração. A Obra tem cerca de 65 zeladoras que têm como principal missão coordenar os oratórios, ao mesmo tempo que fomentam a prática da oração em família. Neste ano pastoral de 2018-2019, a Obra conta com 86 oratórios, distribuídos por 1.313 famílias.

Encontros
Mensais

Nome do responsável e contacto do grupo
Fátima Souza (mffssouza55@outlook.com)

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Legião de Maria

Presidium Nossa Senhora do Amparo
A primeira reunião do Presidium de Nossa Senhora do Amparo remonta a 4 de Novembro de 1985. O objetivo da Legião de Maria é evangelizar com ações concretas na vida dos paroquianos: visita a doentes, celebração dos aniversários natalícios, de batismo e casamento, e apoio às famílias enlutadas.

Encontros
Todas as segundas-feiras às 16h30

Nome do responsável do grupo:
Margarida Mendes

Presidium Nossa Senhora Mãe de Cristo
Criado em 1986, o Presidium de Nossa Senhora Mãe de Cristo tem também como principal missão evangelizar com ações concretas no seio da comunidade paroquial, relembrando os aniversários dos sacramentos e prestando apoio e assistência aos paroquianos em sofrimento, doentes, hospitalizados ou em lares de idosos. A oração complementa o trabalho ativo dos membros da legião.

Encontros
Todas as quintas-feiras às 17h30

Nome do responsável do grupo:
Maria Emília Rodrigues

Presidium Senhora do Sim
Existente desde 2013, apoia, juntamente os outros presidiums, o trabalho dos membros activos através da oração diária (terço e orações legionárias). O grande objetivo é ser reflexo do Espírito de Maria, das Suas Virtudes e a Fé só por Ela praticada e vivida, primindo na santificação pela evangelização e esforço de desagravar, reparar e restituir o Corpo Místico, flagelado a todo o instante, pelos males do mundo.

Encontros
Todas as quintas-feiras às 21h30

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

LOC/MTC

Liga Operária Católica / Movimento dos Trabalhadores Cristãos

Fundado em 1936, é um Movimento especializado da Ação Católica, que se situa na dinâmica da vida no mundo do trabalho, participando na caminhada solidária dos trabalhadores pela justiça e pela sua promoção humana e cristã. Com o objetivo de promover uma sociedade consonante com os valores do Evangelho, promovendo a Igreja no seio do trabalho, este movimento quer anunciar e celebrar Jesus Cristo através do método da revisão de vida operária (RVO). São convidados a participar todos os trabalhadores que queiram aderir ao movimento.

Encontros:
Aos sábados, quinzenalmente, às 16h00

Nome dos responsáveis do grupo
Maria Luisa Botelho
Susana Rodrigues
Américo Lopes

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Apoio Pastoral

Começou a actividade em 1975, por iniciativa do, então prior, Pe. Álvaro Proença, com a finalidade de promover peregrinações e outros passeios culturais. Actualmente, esta comissão promove e prepara toda a logística da Peregrinação paroquial mensal e anual ao Santuário de Fátima, no primeiro sábado de cada mês e no primeiro sábado de Maio, respectivamente. Em coordenação com o pároco prepara e promove outras Peregrinações a lugares, mais ou menos distantes.

Encontros
Funciona todos os dias entre as 18h e as 19h.

Nome do responsável do grupo:
Francisco Rodrigues

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Curso Alfa

O Curso Alpha começou em Londres, nos anos 90 do século passado, liderado por Nicky Gumbel, um pastor protestante. Em breve estaria a ser usado também por outras igrejas, incluindo a Católica. Em 2003, uma equipa de catequistas de adultos da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica tomou conhecimento do Alpha. Entusiasmados com as perspectivas, preparam-se e o primeiro curso teve lugar no ano pastoral de 2003/04. Ainda em 2004 realizaram-se mais dois cursos sendo que, atualmente, já conta com quase duas dezenas de cursos realizados. Trata-se, em resumo, de um curso de aproximação à Fé Cristã e destina-se a adultos que não a conhecem, que por algum motivo estão afastados da Igreja ou aos que desejem aprofundar a sua Fé.

Encontros
Todas as quintas-feiras, durante três meses (a acontecer entre Novembro e Março)

Nome do responsável do grupo:
Isabel Oliveira Dias
Nuno Proença

Pós-Alpha

Encontros
Todas as quintas-feiras às 21h30

Nome do responsável do grupo:
Isabel Oliveira Dias

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Recepção/Acolhimento

O Grupo da Recepção e Acolhimento é um serviço paroquial cujo nome em si mesmo define a acção que pratica: Receber e Acolher, duas atitudes que o distinguem desde a sua origem, que remonta ao ano de 1969. Este serviço iniciou as suas funções com sete elementos, contando actualmente com 35 voluntários, que se dividem entre a Igreja de Nossa Senhora do Amparo e a capela de Nossa Senhora das Descobertas, no Centro Colombo. Fundamentalmente tem por missão o atendimento telefónico, a marcação de Missas, o encaminhamento de pessoas para os diversos Serviços paroquiais, de baptismos, casamentos, funerais, assistência domiciliária e serviços sócio-caritativos.

Periodicidade dos encontros
Mensal

Contacto do grupo
21 760 4174

Responsável do grupo

Helena Mendes

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

LIAM

LIAM – Liga Intensificadora de Ação Missionária da Paróquia de Nª Sº do Amparo

A LIAM é um dos movimentos laicais mais antigos em Portugal. Fundado, em Fátima, a 13 de maio de 1937. É um movimento de leigos que procura dar visibilidade e vivência à dimensão missionária da nossa Igreja em Portugal e ao mesmo tempo apoiar a Missão que se faz além-fronteiras.

Este grupo, presente na Paróquia de Benfica, participa no peditório anual das Missões; na venda de jornais, calendários e almanaques; no apoio na formação dum seminarista e nas campanhas propostas pelos Missionários Espiritanos; realiza ainda Missão Prisão, com a colaboração de outros grupos da paróquia, todos os terceiros domingos de cada mês, no Estabelecimento Prisional de Tires em Cascais. Anima, ainda, o Terço Missionário a começar em 4 de dezembro , todas as primeiras terça-feiras  de cada  mês, às 18.10h, em celebração deste Ano Missionário.

Presidente: Maria Arlinda Fernandes:

Reuniões de outubro a julho, todas as primeiras 2ªs feiras de cada mês às 17:45h. Segue-se a celebração da Eucaristia às 19:15h, presidida pelo assistente do grupo, o Pe. Miguel Ribeiro. O ofertório desta missa é a favor da Missão de Itoculo / Moçambique.