Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Liturgia

Igreja de Benfica

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Irmandade
Nossa Senhora Amparo

As origens da Irmandade remontam a 1391 – ainda na antiga Igreja Paroquial, que se erguia no lugar do Tojal -, quando surgem as primeiras referências, tendo recebido a Instituição Canónica a 2 de Dezembro de 1586, no tempo do Papa Sisto V. A Irmandade tem como missão promover o culto à Santíssima Virgem sob invocação de Nossa Senhora do Amparo, a acção sócio-caritativa através do apoio aos mais necessitados, o auxílio pecuniário aos seminaristas da Diocese e sufragar as almas dos irmãos já falecidos. Estas acções são possíveis com os meios conseguidos através do pagamento das quotas dos Irmãos, de eventuais donativos e do cofre de esmolas que existe, para esse fim, na Igreja Paroquial. A Irmandade tem actualmente a seu cargo a organização do Serão Mariano, da Novena a Nossa Senhora do Amparo, da Procissão e Festa da Padroeira.

Encontros
Variáveis consoante cada orgão da Irmandade

Nome do responsável do grupo:
Laura Ferreira (Juíza da Irmandade)

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Irmandade
Ssmo Sacramento

A Irmandade do Santíssimo Sacramento é uma Associação de Fiéis que se rege pelos Estatutos aprovados pelo Patriarca de Lisboa. Os elementos da Irmandade assumem sobretudo compromissos de ordem espiritual, sendo os seus corpos gerentes constituídos por eleição, desde a sua criação, que remonta ao ano de 1632. Na ocasião, a Irmandade tinha a seu cargo cuidar de tudo quanto dissesse respeito à Eucaristia e à Capela, funções que não se alteraram significativamente desde então.

Encontros
No primeiro Domingo de cada mês

Nome do responsável do grupo:
David Lopes

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Acólitos e Meninos de Coro

Os Acólitos da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo contam com dezenas de anos desde a sua fundação. O grupo, cuja principal função é o serviço ao altar, atualmente tem 36 membros, divididos conforme a sua idade: os membros até aos 15 anos são Meninos de Coro e os restantes são Acólitos. São vários os padroeiros do grupo, como o São Tarcísio, o Beato Francisco e o Santo António, tendo o último especial importância e por isso, as investiduras e renovações de compromissos são realizados no dia 13 de Junho, dia de Santo António.

Nome do responsável do grupo:
Filipe Amorim e Afonso Alves

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Grupos de Oração

Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração é uma associação mundial da oração, fundada em 1844 e oficialmente reconhecida pelo Papa Pio IX em 1849. Em Portugal teve início em 1864 e existe na nossa Paróquia desde 1922. Actualmente o Apostolado da Oração conta com 170 associados e 7 zeladoras. Trimestralmente são distribuídas as pagelas, onde o Santo Padre convida os associados a rezarem pelas intenções por ele propostas para cada mês. Anualmente, segundo o calendário litúrgico de cada ano (segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi), celebra-se a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, antecedida de um tríduo preparatório.

Encontros
Primeira sexta-feira de cada mês

Nome do responsável do grupo:
ldalina Farinha

Grupo de Oração Luz e Vida – Renovamento Carismático Católico
O grupo nasceu a 6 de Fevereiro de 1992 e tem como principal objectivo louvar O Senhor, bendizê-Lo, glorificá-Lo e agradecer-Lhe as bênçãos recebidas; rezando a Sua Palavra, que nos leva à intimidade com Deus na envolvência do Espírito Santo. Uma vez por mês o grupo realiza a Adoração ao Santíssimo Sacramento, um momento belo de intimidade com O Senhor.
Citando as palavras de Jesus: “Vinde a Mim, vós todos que andais cansados, e Eu vos aliviarei!”, todos são convidados à oração.

Encontros
Todas as quartas-feiras, às 21h

Nome do responsável do grupo:
Garcia Estêvão

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Ministros Extraordinários Comunhão

Teve a sua primeira reunião autónoma em 22 de Novembro de 1984, data da sua constituição oficial. Anteriormente reunia com o grupo de Leitores. Tem actualmente 33 elementos que têm como principal missão levar a Sagrada Comunhão aos doentes que não podem participar na Eucaristia e, em caso de necessidade, ajudar os sacerdotes na distribuição da Comunhão nas celebrações Eucarísticas. É da exclusiva responsabilidade do Pároco a indicação dos fiéis para exercer esse múnus, que os envia à Diocese para, depois de um pequeno curso, serem admitidos pelo Bispo.

Encontros
À terceira quinta-feira de cada mês

Nome do responsável do grupo:
Diácono João Ferreira

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Leitores

O grupo de leitores foi constituído em 1970, pelo padre Álvaro Proença, então prior da Paróquia. Da acta número 1 constam 19 leitores, número que actualmente se situa nos 24. Actualmente é o Diácono João Ferreira quem assiste aos leitores da paróquia, cuja principal missão é proclamar na Eucaristia a Palavra de Deus. Assim, em cada reunião os leitores praticam a leitura dos textos do domingo seguinte, exercitando a sua dicção, e meditam sobre os mesmos de forma a poderem transmitir, convictos, a Palavra à Assembleia.

Encontros
Todas as sextas-feiras, às 19h

Nome do responsável do grupo:
Diácono João Ferreira

Igreja de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Coros

Coro das 12h00

É um dos grupos mais antigos da Paróquia, tendo sido criado no início dos anos 1900. Tem actualmente 30 elementos que todos os Domingos animam a celebração Eucarística das 12h, bem como as celebrações dos dias Santos ou outras festividades, dentro ou fora da comunidade de Benfica.

Encontros
Ensaios às quintas-feiras (18h30) e aos Domingos (10h30)

Nome do responsável do grupo:
Ana Maria Barata

Coro das 10h30

Este coro nasceu em Outubro de 1987, quando um grupo de jovens decidiu organizar-se para animar a missa dominical das 11h. O actual coro das 10h30 sempre fez parte da vida activa da paróquia, tendo animado várias festividades e dias comemorativos.

Encontros
Ensaios todos os Domingos às 10h

Nome do responsável do grupo:
Ana Correia Antão

Coro da Catequese

O Coro da Catequese foi criado no ano pastoral de 2008/2009, por iniciativa do então responsável da catequese padre Duarte Guerra Pinto. Foi lançado o desafio e algumas catequistas, crianças, pais e mães de crianças da catequese aceitaram-no alegremente. O Coro da Catequese tem como principal objetivo animar a celebração eucarística da catequese, missa vespertina, ao sábado, às 16.15h e ao mesmo tempo incentivar e estimular a participação das crianças e dos seus pais na celebração dominical. O coro tem também animado outras celebrações e outros eventos da Paróquia.

Encontros
Ensaios todos os Sábados, às 15.30h

Nome do responsável do grupo:
Clotilde Dias Pinheiro