Caridade

Centro Social

Remonta a 1930 o aparecimento das primeiras estruturas para apoiar as famílias carenciadas da Paróquia. No entanto, só na década de 1960 é oficialmente criado o Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica – embora esta denominação tenha sido adoptada apenas em 1985. É uma Instituição de Solidariedade Social (IPSS) que conta actualmente com diversas valências:

Jardim Infantil / Apoio Domiciliário / Apoio Alimentar.

Jardim Infantil

Destinado a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, tem capacidade para 100 crianças, distribuídas por 4 salas, com uma Educadora e uma Auxiliar de Acção Educativa por sala. Deste edifício fazem parte ainda um refeitório, uma sala para acolhimento/informações aos pais, uma zona de recreio coberta e uma zona de recreio ao “ar livre”. Anualmente é programado e elaborado um “Projecto Pedagógico” com um tema sempre relacionado com o tema do Ano Pastoral na Diocese.

Apoio Alimentar

Desde o início existiu um refeitório económico para suprir as carências económicas de muitas famílias. Eram servidas diariamente cerca de 40 refeições já confeccionadas, que eram levadas para casa. Este serviço veio a sofrer alteração no modo de administrar os alimentos. Com a adesão do Centro Social ao Banco Alimentar Contra a Fome, criado em 1997, estas famílias continuaram a ser apoiadas mas agora levando “cabazes” de provisões para confeccionar refeições em casa. Tudo é organizado e distribuído por voluntários preparados para servir estes irmãos mais necessitados.  Este serviço ajuda mensalmente cerca de 90 famílias (200 pessoas).

Responsável: Maria José Henriques

Conf. S. Vicente Paulo

As conferências da Sociedade de S. Vicente de Paulo foram fundadas em Paris no ano de 1833 pelo Beato Frederico Ozanan, tendo como modelo e patrono S. Vicente de Paulo. No ano de 1859 foi introduzida em Portugal a primeira Conferência. Estes grupos têm como objectivo o aperfeiçoamento espiritual dos seus membros e a ajuda aos mais pobres. A paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica contou, até dezembro de 2017, com dois grupos:

A Conferência Vicentina, feminina, de Nossa Senhora da Conceição, criada em Janeiro de 1939 e a Conferência masculina de Nossa Senhora do Amparo, criada em 1924, tendo a sua agregação acontecido a 1933. Em janeiro de 2018 os dois grupos fundiram-se, permanecendo a Conferência Vicentina de Nossa Senhora do Amparo.

Encontros
Todas as segundas-feiras às 16h

Nome do responsável do grupo:
Natalina Martins e Vasco Garcês Atouguia

Grupo Renascer

O Grupo Renascer nasce para apoiar as pessoas em idade de reforma ou pré-reforma, com necessidade de conviver e ainda capazes de se deslocar. Começou por organizar-se alguns encontros mensais, que permitiam um lanche partilhado e o contacto com os responsáveis do Centro Social Paroquial. Actualmente, o Grupo Renascer pretende promover o convívio entre os idosos de forma a evitar o perido do isolamento, ajudar os idosos a manter a necessária estabilidade afectiva e contribuir para o enriquecimento humano através do desenvolvimento das suas capacidades intelectuais e artísticas. Para isso, coloca à disposição dos membros a aprendizagem de arraiolos, bordados, pintura, um grupo coral e o convívio diário no qual é servido um lanche.

Encontros
Todos os dias entre as 14h30 e as 18h

O Refeitório de Nossa Senhora do Amparo nasceu em Abril de 2009, pelas mãos do então prior Cónego José Traquina, para, no espírito da Igreja solidária, servir uma refeição completa e bem confeccionada aos que, porque tinham perdido os seus empregos, se encontravam numa situação de carência. Actualmente, o refeitório, através de uma rede de voluntários, apoia pessoas que, pelas mais diversas razões, possam estar numa situação de necessidade económica e social.

O Refeitório serve almoços, durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, excepto no mês de agosto.

Ao mesmo tempo, com a colaboração de um grupo de voluntários, são distribuídos por mais de meia centena de famílias, diversos géneros alimentares que chegam de diversos supermercados da freguesia de Benfica.

Responsável: Isabel Oliveira Dias e Isabel Ferraz