Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica

Nossa Senhora do Amparo

Preparação Matrimónio

Quero casar pela Igreja

Pelo Sacramento do Matrimónio os esposos cristãos significam e participam no mistério da unidade e do amor fecundo entre Cristo e a Igreja; por isso, quer ao abraçar a vida conjugal, quer ao acolher e educar os filhos, ajudam-se mutuamente a crescer na santidade, e têm o seu lugar e o seu dom próprio no interior do povo de Deus.

Assim como Cristo amou a Igreja e se entregou a Si mesmo por ela, assim, pelo sacramento do Matrimónio, o Espírito Santo faz que os esposos cristãos, dotados de igual dignidade, mútua doação e indiviso amor que brota da fonte divina da caridade, se esforcem por alimentar e promover a sua união conjugal; e assim, partilhando juntamente as realidades divinas e humanas, na prosperidade e na provocação, perseverem fiéis de corpo e espírito.

É aconselhável que os noivos preparem o melhor possível o seu futuro, isto é, a sua vida como casados e que preparem também a celebração do seu Matrimónio e saibam das condições em que o mesmo deve e pode acontecer. Nesse sentido, a Paróquia de Benfica promove o Encontro de Preparação para o Matrimónio, que consta de três sessões.

(Devido à pandemia da COVID-19 não existem encontros marcados)

O Processo Canónico de Matrimónio deve dar entrada na paróquia da Noiva com seis meses de antecedência.

O que é preciso?

Pode contrair casamento quem está em estado livre: solteiro ou viúvo. Deve possuir a maioridade, ter 18 anos. Se não for maior, os pais devem assinar no Registo Civil um documento de que assumem a responsabilidade pelo menor.

O processo de casamento religioso é organizado sempre na Paróquia da Noiva. Pode ser organizado na Paróquia do Noivo se o casamento for celebrado nessa Paróquia. Quem organiza o processo é o Pároco da Noiva, independentemente do Padre que vai presidir à celebração do casamento.

1. 1. Escolher uma data para o casamento, juntamente com o cartório paroquial.
  1. 2. Os noivos devem informar-se sobre as datas do Encontro de Preparação para o Matrimónio.
  1. 3. Se já tiverem casado civilmente, terão de pedir Certidão do Casamento Civil ou Boletim do Casamento, que o pároco anexará ao processo religioso.

Documentos necessários para o Processo religioso de Casamento:

• Certificado para Casamento passado por uma qualquer Conservatória do Registo Civil; O certificado uma vez emitido tem validade para 6 meses. O Matrimónio terá de acontecer durante esse prazo.
  • Bilhete de Identidade em dia ou cartão de cidadão;
  • Assento de Nascimento dos nubentes;
  • Paróquias de Baptismo;
  • Nomes e Residência completa das duas testemunhas do casamento e Fotocópias do Bilhete de Identidade das testemunhas.

Os casamentos católicos têm efeitos no civil. A lei civil reconhece valor e eficácia de casamento ao matrimónio católico. Não pode haver casamento religioso sem o efeito no civil. Se o casal já se encontra casado no civil o casamento terá apenas efeitos religiosos.

Contactar o Cartório ( 217604174 / cartorio@paroquia-benfica.pt)